
A manutenção das máquinas é feita desde janeiro, para depois passarem por um processo rigoroso de testes, serem embaladas e enviadas para os municípios do estado. No depósito de urnas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), cada máquina é colocada com cuidado em uma caixa. A única parte que deve ficar exposta é a numeração de controle.
Desde o dia 1° de setembro, as urnas estão sendo enviadas para os municípios do estado. "Dependendo da localidade, essas urnas podem ir em um caminhão grande, param em alguma cidade intermediária para transbordo, pegam uma balsa ou outro tipo de transporte fluvial e elas vão chegar, às vezes, até 15 dias depois de serem envaidas. Então, essas são as dificuldades características do estado do Pará", declarou o secretário de tecnologia do TRE, Felipe Hoat.
No Pará serão utilizadas 20 mil urnas: 17 para votação nas 91 zonas eleitorais do estado, e as demais ficam de reserva para qualquer eventualidade. As urnas biométricas serão enviadas para os nove municípios paraenses onde os eleitores devem votar com registro da impressão digital.
"As urnas eletrônicas, partindo do modelo 2009, já estão preparadas para receber o eleitor que já está cadastrado biometricamente. São 600 mil eleitores no Pará que já vão fazer o voto biométrico", concluiu Hoat.
Fonte: G1 Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário